Hidratar ou remover as cutículas?




Para a maioria das brasileiras remover cutículas é sinônimo de unhas bem feitas, mas esse não é um costume repetido fora do país. Ultimamente o cenário está mudando, pois há mulheres que defendam apenas a hidratação das cutículas ao invés da total remoção. Saiba neste artigo como tirar a dúvida se é melhor hidratar ou remover as cutículas.

Sem cutículas, aspecto impecável. Mas isso está certo?

O argumento mais usado para continuar removendo as cutículas é o de "unhas impecáveis com um acabamento perfeito". Mas, vale lembrar que devemos avaliar esse ponto além da estética, pois as cutículas não são apenas pedacinhos irritantes de pele, elas estão ali por um motivo, assim como, qualquer parte do corpo elas têm uma função e quanto mais as cutículas são retiradas, mais elas crescem, pois o corpo entende que foi causado um ferimento e a parte precisa ser regenerada. 

As cutículas são como uma barreira de proteção, pois fecha a porta para bactérias, fungos e vírus. Quando deixamos as unhas sem as cutículas, ferimentos como os famosos "bifes", aumentam o risco de doenças. Por esse motivo, é importante não retrair as cutículas, mas caso não consiga abandonar o hábito, evite retirá-las totalmente, removendo somente os excessos e usando material de uso exclusivo, esterilizado.

Cutículas hidratadas

No começo pode parecer um pouco difícil se acostumar com as cutículas ali presentes, pela sua aparência e acabamento diferente na manicure, mas com o tempo e hidratação as cutículas ficam mais finas e você não vai se incomodar. Além de melhorar a aparência, você mantêm a barreira de proteção que os dedos e unhas precisam, além de economizar tempo na hora da manicure, sem ter que amolecer cutículas e retirá-las.

É possível ter um resultado impecável na hora de fazer as unhas mesmo sem a retração das cutículas, basta hidratá-las sempre com cremes e ceras específicas. 

Cuidados além da cutícula para mãos perfeitas

Você pode usar espátulas para empurrar cuidadosamente as cutículas e escondê-las na hora da esmaltação, esfoliantes com produtos caseiros, como açúcar e mel, que ajudam a manter a região mais macia e bela. 

Usar luvas de silicone ou borracha, ao realizar tarefas domésticas que necessitem do uso de produtos químicos e mãos submersas em água por muito tempo, é importante para evitar o ressecamento, enfraquecimento das unhas e cutículas machucadas. 

Pode demorar um pouquinho, mas vai valer a pena. Com o tempo você terá cutículas e unhas lindas sem precisar do alicate.

Thais B. - Esmaltecos.

6 comentários:

  1. absolutely fantastic post dear, I'm here for the first time and maybe I will stay longer!

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  2. ótimo post..Jpa tirei muita cuticula quando era mais nova, hoje em dia, não mais. Procuro sempre hidratar..

    Dani Ramos
    Blog: https://donaengenhosa.com.br/
    Loja: https://www.elo7.com.br/donaengenhosa/loja

    ResponderExcluir
  3. Concordo em deixar a cutícula, mas as vezes é necessário retirar os excessos!

    ResponderExcluir
  4. Eu quase não faço unha, muito menos tiro a cutícula. Inclusive, a manicure uma vez me disse que eu tinha sorte porque ela é tão fininha que não aparece. Curti o post. ♡

    ResponderExcluir
  5. Por muitos anos eu fiz a unha tirando a cutícula, depois até tentei deixar mas confesso que ainda não me acostumei, mesmo sabendo dos prejuízos :/

    ResponderExcluir
  6. Como minha cutícula é fininha, apenas removendo os excessos ou hidratando já fica bem. Retirá-la por completo é mesmo perigoso pra saúde.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
 
Pin It button on image hover