5 cuidados que devemos ter com as cutículas



A cutícula é muito mais do que a pele que está ao redor das unhas, ela é uma camada protetora que previne a passagem de bactérias e fungos, que podem deixar suas unhas fracas, causar doenças ou até mesmo deixar a unha cair.
Ter mãos e unhas perfeitas é possível se cuidarmos adequadamente da cutícula. Neste artigo você confere 5 cuidados essenciais que devemos ter com as cutículas.
Não remover totalmente e hidratar
Como mencionado anteriormente, as cutículas protegem as unhas e retirá-las totalmente pode ser prejudicial. Sabemos que remover as cutículas é um hábito comum entre a maioria das mulheres, o ideal é apenas hidratá-las para melhorar seu aspecto e aparência deixando a manicure mais bonita. Mas, se você não consegue abrir mão desse hábito, tente ao menos não remover as cutículas totalmente, retire somente os excessos.
Para hidratação você pode usar óleos, ceras e cremes específicos, massageando as cutículas e espalhando os resíduos paras as unhas, assim hidrata as duas ao mesmo tempo e ainda pode clarear manchas nas unhas, normalmente causadas por pigmentações fortes de esmalte e outros fatores.
Dica de manicure
Para cuidar das cutículas e não precisar removê-las ao realizar a manicure, uma dica é usar o palito laranjeira ou afastador para empurrar cuidadosamente as cutículas para trás, lembrando que elas devem estar bem hidratadas. Isso vai facilitar a aplicação perfeita do esmalte, sem deixar espaço e ainda não vai ser removida a barreira de proteção das unhas, sem prejudicar as cutículas.
Não faça isso
É comum o hábito de roer unhas e puxar pelinhas soltas, mas esse hábito deve ser evitado, pois além de forçar a matriz das unhas (no caso de roer), a saliva desidrata as cutículas e deixa uma aparência desagradável, uma vez que a saliva é alcalina e prejudica a saúde das cutículas, que ficam ressecadas.
Proteja as cutículas
Sabemos que a remoção das cutículas é feita para não deixar aquela pele ressecada em volta das unhas e dar um resultado impecável no final. Mas, para melhorar a aparência das cutículas e protegê-las devemos evitar sua exposição a produtos químicos, como exemplo, sabão de lavar roupas, detergente e outros. Pois, além de danificar as cutículas, enfraquecem as unhas.
Use luvas de silicone ou borracha ao realizar tarefas que necessitem do uso de produtos químicos.
Cuidado com infecções
Pode acontecer de a cutícula inflamar e acabar espalhando as bactérias que penetrarão nas unhas, causando manchas e até mesmo seu descolamento. Por isso é preciso evitar a remoção total das cutículas, hidratação, lavar as mãos, não usar produtos de manicure compartilhados e que não estejam esterilizados.
Thais Borges – Blog unhas lindas Esmaltecos.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Pin It button on image hover